segunda-feira, 8 de julho de 2013

Sobrevivendo em 16m²

Olá, people.

Estava devendo um post sobre a mudança para o kitnet.
Tudo começou porque estávamos saindo de um apartamento pois a nossa renda tinha diminuído drasticamente depois que o marido foi demitido do emprego em São Paulo.
Minha mãe tinha um kitnet dando sopa e ofereceu pra gente conseguir se reerguer.
Aí bateu aquele desespero. Como iríamos sobreviver num espaço tão pequeno? Eu já tinha morado nesse kit anos anos com o meu pai, e já achava minúsculo só com duas pessoas...imagina com mais???
Na dúvida do que poderia fazer, eu fiz o que todos fazem hoje em dia: perguntei pro Google :D
Então, depois de ler vários sites com dicas sobre decoração para espaços pequenos cheguei a conclusão de que nenhum deles se enquadrava à minha realidade. Todos indicavam móveis claros, pequenos e que pudessem caber no ambiente pequeno ou que fossem feitos em marcenaria. Ambientes criados para solteiros, com o intuito de serem abatedouros convidativos para o sexo oposto, e que custavam uma pequena fortuna.
O que era totalmente fora de questão. O kit precisava comportar dois adultos, duas crianças em idade escolar e dois gatos. E a mudança para esse apertamento era justamente economizar, e não gastar.
Daí eu e o marido começamos a procurar soluções viáveis.
A primeira delas foi vender todos os nossos móveis da casa anterior, já que não teríamos espaço para eles. Da casa antiga só veio a geladeira, o fogão, a máquina de lavar, a televisão da sala, o rack da tv e a minha estante de livros (porque sem m² eu vivo, mas sem livros nããããooooooo). Todo o resto foi vendido.
A segunda foi usar o dinheiro dos móveis que vendemos para comprar um guarda-roupa grande o suficiente para comportar as roupas e pertences dos quatros moradores. Pegamos um com portas de correr. Ele é enorme, mas mesmo assim ainda tivemos que pegar uma cômoda para os meninos.
Deu um trabalhinho para achar, mas valeu a pena. Recomendo um desses para quem não tem m² sobrando

Reformamos os armários planejados antigos que a minha mãe tinha na mini micro cozinha e só acrescentamos uma prateleira para o microondas novo (porque o antigo pifou na mudança ¬¬).
A cozinha, depois que reformamos os armários com contact

E por último, tivemos que fazer uma limpa em tudo que tínhamos.
Só ficaram as coisas essenciais ou especiais. O resto foi tudo para doação. Sabe aquela calça que não era usada há mais de seis meses? Doação. Aquele brinquedo que ficava jogado? Doação.
O pequeno aprovou ^^

E depois que terminamos, conseguimos reparar em como nos apegávamos em coisas materiais. Era tanta porcaria e coisa inútil que foi embora.
Foi libertador.
O prédio tinha um jardim gigante que era o favorito das crianças

Ficamos um ano nesse apartamento e só saímos de lá porque pintou a oportunidade muito boa.
Mas confesso que sinto falta dele. O bairro era ótimo e super bem localizado. Fora que morar num pé na areía não tem preço.
Se eu tropeçasse, caía na praia
Então, basicamente seguimos só algumas regras:
1) Móveis práticos na padronagem que você gosta. Esqueça os móveis claros e espelhos só porque leu numa revistinha de decoração. Nenhum truque vai acrescentar m² no seu apê. Use móveis claros somente se realmente gostar de móveis claros;
2) Caixas organizadoras em cima do armário ajudam e abrem espaço para o que você realmente usa no dia-a-dia;
3)Deixe somente os utensílios de cozinha que vai usar. Não há necessidade de um jogo de jantar gigante se a sua casa só comporta a visita de duas pessoas por vez;
4)Não junte louças e roupas sujas. Lugares pequenos não comportam sujeira;
5) Caso a geladeira não caiba na cozinha, coloque-a na sala. Não se desespere. Pense nela como um grande frigobar :)

Então, não esquente se tiver que fazer alguma mudança drástica na vida.
Caso precise ou queira fazer algo assim, vá na fé. Tendo a família do lado, com saúde e unida é o que conta. O resto é só o resto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário