quarta-feira, 2 de março de 2011

Unhas - O que fazer e o que não fazer


Hello people.

Hoje decidi fazer um post sobre unhas.
"Poxa, mas que assunto mais batido", você deve estar pensando. E bom, é mesmo.
São coisas tão básicas que supõe-se que todas mulheres deveriam saber, afinal todas já vimos e/ou fizemos nossas unhas em algum lugar um dia.

Ledo engano. Apesar de óbvio, há quem ainda ignore conceitos básicos como os de higiene das unhas, por exemplo. Fora o festival de unha sem lixar, unha torta, aquelas que foram claramente utilizadas para alimentação de uma família (oi?as que tiraram bifes?), enfim é só escolher o mico.

Para evitar tudo isso, aqui está o:

 Manual básico para unhas decentes
da tia Thatá ^^

Exemplo de unha a lá mecânico O_o
1) Não roa as unhas - isso dá um aspecto de sujeira tremendo e ninguém merece unhas a lá mecânico, ne? Fora que unhas são um grande foco de bactérias...ewwww.

2) Não roa os dedos - há quem para não detonar as unhas, rói os dedos! Quer roer uma carninha? Vai no açougue!

3) Se não tira as cutículas, então empurre bem, porque pelinha pulando do dedo e aparecendo no esmalte é o ó.

4) Se tira cutícula, então tire direito - isso não quer dizer que você tenha que cutucar e tirar o que ainda nem cresceu. Só não deixe nenhuma rebarbinha que comprometa o efeito final da unha.

5) Lixe direito! - quer coisa pior do unha mal lixada?! De que adianta o esmalte lindo, o tamanho da unha perfeito se uma unha está quadrada, outra redonda, outra tem uma ponta quebrada? Não sabe lixar? Aprenda. Não quer aprender? Então pague para alguém que saiba. O que não tem cabimento é economizar uns tostões ou míseros cinco minutos nisso e acabar com unhas que parecem terem sido feitas por uma criança de três anos.

Dá aflição de ver... aff
6) Unhas do mesmo tamanho, por favor - é, use o bom senso. Se um dedo está com a unha curta, então todos os outros acompanham. A unha quebrou? Tente consertar. Para mais detalhes de como fazer isso clique aqui e veja o post. Não deu? Paciência. Ou você coloca uma postiça pra não ter que cortar as outras ou corta tudo. Ah, e por favor, unha do mindinho comprida NUNCA!!!

7) Use as unhas no formato que mais lhe agradar - não vá nessa de modinha (porque o mundo seria muito chato se fôssemos todas iguais) e use suas unhas do jeito que você achar melhor. Se gosta de unhas quadradinhas, ótimo. Se prefere redondinhas, ótimo também. Não vá na onda de revistinha que não tem mais o que escrever e gosta de ficar ditando regrinha idiota pra vender revista.

8) Use a lixa de polir pra corrigir alguma pequena ondulação - uma que é bem macia, e normalmente preta. Use com cautela. Não use sempre senão sua unha vai ficar fraca. Essas ondulações as quais me refiro são do crescimento da mesma. Se suas unhas tem ondulações e deformidades que comprometem o desenho delas, procure um dermatologista porque você pode ter algum fungo/micose nas unhas, ok?

9) Limpe o esmalte direito - se está com preguiça de limpar, então nem pinte. Unha borrada é horrível.

10) Pinte suas unhas se possível uma semana sim, outra não - essa é difícil, eu sei. Mas é bom deixar as unhas "respirarem" um pouco sem nenhum produto.

11) Mantenha o seu alicate sempre limpo - use uma auto clave se tiver para esterilizar. Caso não tenha, como no meu caso (me dá uma, Papai Noel???) você pode ferver o alicate (se for de inox), e depois deixá-lo 10 minutos no freezer. Dá um trabalhinho, mas antes isso do que ficar com a unha toda emperebada... hehe

12) Mantenha sua espátula sempre limpa - use a mesma técnica de cima se for de inox. Se não for, se coça e compra uma. Custa R$7,00 uma profissional :P

Gamei nesses. Tenho quase todos :)
Recomendo total
13) Esmaltes na validade - essa, confesso que já pequei. Fiquei muito tempo sem fazer minhas unhas (quando entrei no modo mãe e esqueci de mim, saca?) e muito menos fazia unhas pra fora nessa época, venceu quase tudo e nem percebi. Sorte que não tive nenhuma reação. Minha amiga viu, por curiosidade, e tomou um susto e eu um esporro :) Ela fez a limpa e depois renovei tudo. Foi ótimo. Meio carinho pro bolso, porque eu me empolguei e comprei um monte... hihi. Totalmente indico e recomendo. Façam um faxinão aí nos seus estoques. Tá velho? Vencido? Manda pro saco.

É isso aí, pelo menos não me vem mais nada à cabeça. Se alguém tiver alguma sugestão, é só mandar :)

Só pra constar... todas as fotos foram tiradas da net.



5 comentários:

  1. Adorei as dicas, mas essa história de esmaltes na validade... lembro muito bem do diaa em que fiz uma "limpa" na sua caixinha de esmaltes e só sobraram dois porque todos os outros estavam vencidos, rs...

    Beijinhos :))

    ResponderExcluir
  2. Tha estou passando por todos os blogs queridos para desejar um excelente feriado prolongado, já que estou me desconectando até dia 13/03.

    Um beijo amiga e se jogue nesse feriadão!

    ResponderExcluir
  3. Thalitaa lindonaa, é muito bom ver que você está de voltaaaa. ja veio arrasando nos post, adoreiii, esmaltee vencido, pelo visto não é só aqui em casa que encontroo.. haha ngm merece.
    Eu estava num processo de deixar a unha crescer, sou roedora assumida, desde muito pequena, ai quando uma unha quebraaa parece até um velórioo, fico arrasadaaa, ai minha irmã fica tem que cortar, ou lixar eu quasee morro.rssss mais já me acostumeiiii. Mas confesso que é difcil.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Andei limpando os esmaltes vencidos aqui tb, sobrou 2... esse negócio de virar mae faz mesmo a gente se por de lado... tb estou renovando o estoque! :D

    ResponderExcluir
  5. Van - HAuhUAHa... po, mas eu falei que você fez uma limpa e só ficaram dois :)

    Flá - Beijo, linda.

    Irmãs GG- Tenta colocar uma postiça até crescer de novo e não ter que cortar tanto...

    Ana - É fogo, ne? Já to há um ano tentando não me colocar de lado, mas é difícil.

    ResponderExcluir