terça-feira, 19 de outubro de 2010

O incrível mundo das fanfics

Ta-rã! Finalmente vou postar algo que venho bolando há um bom tempo: um breve resumo sobre algo que amo...as fanfics!

Bom, pra começo...o termo fanfic vem da junção de duas palavras: fan (fã em inglês) e fiction (ficção, também em inglês). Ou seja ficção feito por e/ou para fãs.

Tá, mas o que leva uma pessoa a perder tempo escrevendo algo assim? E mais, o que leva alguém a ler algo de um desconhecido?

Harry Potter ainda é campeão de fanfics
Aí é que tá o grande lance. Como é feito por fãs, então logicamente é sobre algum livro, filme ou série já publicado ou filmado. Então nada mais é do que um "E se..." que normalmente conta o que acontece depois do fim de determinada história ou simplesmente muda completamente depois de algum ponto cronológico da série. O céu é o limite e as possibilidades são praticamente infinitas.
Como nas fics (apelidinho carinhoso ^^) você já conhece o básico da história e o universo ao qual ela pertence, isso faz com que automaticamente você já tenha uma certa afinidade com as personagens, o que aumenta a aceitação do que você está lendo mesmo que não seja do autor original.
E se o fanficwriter (ou o escritor/autor da fanfic) conseguir manter as personagens fiéis e seguir mais ou menos o mesmo ritmo do autor original é quase que certeza que consiga atingir o mesmo público fiel e cativo. Porque uma coisa é fato. Fã que é fã não fica quieto esperando a boa vontade do autor lançar algum livro novo. Fã cavuca na net até achar a continuação dos livros...porque afinal, o que é que a gente não encontra na net? E se não achar, você pode ter certeza de que ele escreverá algo :)
Mas poxa, como você fala com tanta certeza? Por experiência própria, é claro.
Quando a J.K. Rowling, autora da série de livros do Harry Potter, deixou a todos naquele jejum depois do quarto livro até o lançamento do quinto (dois anos de tortura, sua sádica!!!), eu fiquei um tanto quanto inquieta e comecei a fuçar  na net. E para meu espanto, encontrei vários sites dedicados a fics de Harry Potter, como a Harryoteca e o Edwiges Homepage.
Não preciso nem falar que li todas, de ambos os sites. Mas eu leio muito rápido, e mesmo as fics que mais parecem livros (com mais de vinte e três capítulos...hehe) eu termino em dois dias e olhe lá. Os livros dela mesmo o que mais demorei eu li em quatorze horas ^^
Bom, depois que as em português esgotaram, eu li as em inglês no fanfiction.net (maior site de fics do mundo). E quando essas acabaram... bom aí eu decidi escrever as minhas :)

Fanfics de vampiros...onde todos são humanos...oi?
Mas poxa, como é uma fic?
Você pode seguir totalmente a história original e só mudar o gênero...tipo uma historinha leve como Harry Potter, você pode seguir a história, mas escrevê-la como um filme de terror, matar uma personagem, não ter um final feliz e por aí vai. Assim como você pode também escrever uma comédia.
Há também a opção de você usar um universo alternativo, no qual você usa só as personagens e muda tudo sobre o universo, como por exemplo na fics de Crepúsculo nas quais todas as personagens aparecem porém são todos humanos. Ou você pode ainda manter o universo e modificar algumas personagens de modo que encaixem com seu plot (plot = enredo), que é o que eu faço.

Mas então só é preciso ter uma boa imaginação?
Não é bem por aí. Imaginação e criatividade são indispensáveis, lógico. Porém você precisa saber como montar a história, manter um ritmo e usar as personagens.
Mas como? Primeiro defina o plot. Tenha em mente como vai ser o seu roteiro por inteiro. Aqui você pode usar aquele esquema básico de 25% para introdução da história e das personagens, 50% para o desenvolvimento da história e os 25% restantes para o desfecho. É lógico que isso não precisa ser seguido à risca. É só pra você não se perder nem ficar esticando demais uma parte da história, não dando a devida atenção à outras.
Depois você precisa saber quais são as personagens principais e quais são as secundárias e definir bem seus papéis. Só se certifique que o plot não gire totalmente em torno da personagem principal. Para isso tenha micro plots com as personagens secundárias interligados à trama principal (como nas novelas), assim a história não fica cansativa e nem fraca.
Depois disso é só começar a escrever e tomar cuidados básicos que seguem o mesmo princípio dos quadrinhos: terminar na melhor parte. Ou seja você dentro do capítulo usa o esquema básico do plot, mas não termina exatamente, você deixa um gancho pro próximo capítulo, o que basicamente obrigada a quem lê a ler o próximo capítulo e assim por diante para que possa entender o todo.
Você também pode criar personagens novos, o que é arriscado, já que a personagem nova pode vir a ser uma Mary Sue (nome dado à todas personagens originais em fics que são perfeitinhas demais, chatinhas demais, lindinhas demais), ou pode aumentar a participação de alguma personagem que você acha que tem algum potencial mas que não foi explorado o suficiente na trama original, que é o que eu faço ^^

Mas e quanto ao gênero?
Bom, comédia é sempre muito bem aceita. Mas cuidado pra não não cair na paródia e escrever um novo "Todo mundo em pânico". Se for faça uma one shot, ou seja, uma fic só, sem capítulos adicionais. Assim não cansa.
Drama e angústia é sempre bom. Quem não gosta de ler algo com uma caixinha de Kleenex? Eu amo! Mas tudo tem limite. Você não quer seus leitores se matem ou desidratem de tanto chorar antes de acabar de ler a sua fic. Então dose com outros gêneros e seja feliz.
Aliás, eu acho que uma boa fic, assim como um filme ou livro tem que ser assim: dosado. Você tem um gênero principal, mas você põe toques de comédia, um pouco de drama, de aventura. Fica mais real, mais parecido com a vida.

Mas e as personagens? Como deixá-las fiéis e ao mesmo dar o seu tom?
É sempre bom ter um esquema pras personagens. Esqueça o mocinho e bandido (a não ser que queira escrever sobre o Daniel-san!). Coloque todos com lado bom e ruim, assim como todas as pessoas (lembra de Duas Caras???) ^^ Você pode até fazer uma lista com os atributos de cada personagem, o que ela gosta, detesta, abomina. Assim fica mais fácil interpretar quando você for escrever. Porque tudo se resume a isso. Você entende a personagem, e interpreta o que ela faria, falaria, como reagiria.

Mas do que eu escrevo?
Escreva sobre o que gosta. Se ama um livro, escreva sobre ele, ou se for um filme...tanto faz. Só goste do que faz. Porque escrever leva tempo e exige uma paciência absurda. Conheça bem o universo sobre o qual está escrevendo para não cometer erros banais como trocar nomes, errar descrições e coisas assim. E conheça o bastante para poder modificá-lo caso queira.

Mas e suas fics?
Ah, sim. Agora chegamos na parte divertida :)
Até hoje só escrevi fics de Harry Potter. Simplesmente a-do-ro. O universo é muitíssimo bem construído e as personagens são incríveis. A mais antiga eu venho escrevendo desde junho de 2003. Eu não era nem casada ainda...hehe
Escrevi duas fics até hoje e traduzi mais duas. E são os meus xodós.
Até uso meu nome como no profile, mas como nos meus fanzines (depois faço um post sobre isso) eu assino com um pseudônimo. No caso das fics, o pseudônimo foi usado não para simplificar, mesmo porque é mais longo que o meu nome (Dracona Malfoy...é eu sei...não estava muito inspirada no dia ^^), mas sim para evitar e-mails inflamados de fãs revoltados com a zoeira que fiz na história...hehe Porquem sim, eu modifiquei tudo por puro capricho porque estava entediada no dia que comecei a escrever. Achei que iriam odiar, mas não é que acabaram gostando? Tem louco pra tudo nesse mundo...hehehe
As minhas duas fics são interligadas. A Only Time foi a primeira e começa depois do quarto livro da série. Então para a minha fic, o quinto, sexto e sétimo livro nunca existiram ;) A segunda é a Irmãos, que se passa por volta de vinte anos antes da Only Time, e que mostra o passado das famílias que se reencontram na Only Time.
O gênero principal da Only Time é romance, e nela eu mudo o sexo de uma das personagens...HAuhUAhu mas dou uma explicação tão boa que quem lê fica até na dúvida se a fic é a minha ou a da Rowling (me achei ó)...hihi Já o da Irmãos é drama :) Mas ambas são bem dosadas com comédia, aventura e suspense.

Enfim, é um passatempo gostoso. Tanto ler quanto escrever. Você consegue achar desde a melhor obra-prima até o pior lixo que você já leu. Vale a pena e eu recomendo.

Quem tiver saco paciência e quiser checar as minhas fics, acesse esse link: fanfiction.net/~draconamalfoy.

Quer procurar fics de qualquer tema? Confira o maior site de fics do mundo: fanfiction.net.


Fica aí a dica ;)

6 comentários:

  1. A sua cara esse post :) Confesso que sou preguiçosa pra ler, mas prometo dar uma olhada nas suas fics.

    Beijinhos :))

    ResponderExcluir
  2. Ta rolando sorteio no blog! Passa lá!

    www.souzaflaviana.blogspot.com

    Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Olá Querida!
    Vim aqui dar uma visitinha no seu blog, e estou aproveitando, para fazer uma propagandinha do blog da minha loja Donna Filó que ainda está em construção que é o http://donnafilo.blogspot.com, lá vai ter venda de roupas, acessórios e muito mais que toda mulher gosta!Prometo que até Novembro ele vai estar bunitinho! Em quanto isso, você pode ir lendo noticias no meu blog pessoal que é o http://desejoscorderosa.blogspot.com
    Beijinhos!
    Camila Tardelli

    ResponderExcluir
  4. Gata, me desculpe a demora!
    Eu não me esqueci do selinho viu, obrigada pela indicação, lá no meu blog tem um selinho te esperando tb, é só clicar no link (http://brunapreta.blogspot.com/p/selinhos.html)
    Bjo gataaa

    ResponderExcluir
  5. Adorei, adorei o seu blog, achei por acaso procurando fotos de cabelo curtinho (quero cortar o meu). Me identifiquei muuuito.Visita meu blog, ele também é assim , pessoal, de mim, de minhas coisas, de nada... bjs. Libia

    ResponderExcluir
  6. Qual é o seu blog Libia? Eu tentei ver no seu perfil, mas não aparece. Só aparece os que você segue.
    Manda o endereço pra mim. Beijo e valeu por visitar o blog ^^

    ResponderExcluir