domingo, 17 de outubro de 2010

Receita de Bolo Prestígio

      Hoje eu decidi colocar uma receitinha muito querida. A primeira que aprendi a fazer na vida...hehe (e provavelmente a única que consigo fazer com perfeição). Com muito custo e choradeira, mamãe ensinou o passo-a-passo desse bolo (que nunca constou em nenhum caderno de receita) e depois de ter aprendido com louvor (super modesta eu...) virei a boleira oficial da família, já que mamãe aproveitou que outra pessoa também sabia fazer tão bem quanto ela e pulou fora...HAuHAU.

      Enfim, é um bolo super simples de fazer e que não fica enjoativo. Demora menos de 45 minutos pra ficar pronto e dependendo da decoração que você colocar dá pra fazer até nas festinhas de aniversário ^^

Bolo Prestígio com confeitos de power ball que fiz no aniversário do ano passado das crianças, em casa

      Bom, vamos lá.

Ingredientes:
3 ovos
1 xícara de chocolate em pó
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha
1 colher de sopa de fermento
1 xícara de leite
3 colheres de margarina

Modo de preparo:

1º) Quebre os ovos e separe a gema da clara. As gemas vão no pote grande da batedeira e as claras no pequeno. Como a minha é super simples, só veio o pote grande, então eu uso um pote redondo grande de plástico (esses de R$1,99 mesmo). Faça as claras em neve.

Clara em neve, feita no pote de R$1,99 ^^

Fica no ponto quando está firme o suficiente pra você virar o ponto pra baixo e não cair a clara em neve :)

2º) Bata o açúcar, as gemas e a margarina. Bata bem, de preferência na velocidade mais alta da sua batedeira, mas não durante muito tempo. Senão seu bolo vai ficar encruado. Bata o suficiente pra deixar a massa homogênea, sem aqueles pedacinhos de ovo aparente.
Viu? Sem nenhum pedaço de ovo... tudo homogêneo
3º) Acrescente em seguida a farinha, o leite e o chocolate. Bata numa velocidade média pra não espirrar o leite. Depois que os ingredientes não estiverem tão separados, dá pra aumentar a velocidade. Pré-aqueça seu forno a 180º. E unte a forma que vai usar.
Aqui ainda sem leite e o açúcar
4º) Misture à mão o fermento e as claras em neve. Não bata essa parte na batedeira. Do contrário seu bolo corre o risco de ficar encruado :) E assim, o bolo fica bem fofinho.
Misturado â mão.  Dá pra ver a textura? Parece chocolate aerado.
5º) Coloque a massa do bolo na forma untada com margarina e farinha de trigo e asse o bolo no forno médio por volta de 25 minutos. Quando estiver pronto ele vai começar a cheirar. Abra o forno e antes de tirar o bolo faça um teste e espete um palito nele. Se sair limpo está pronto. Se sujar o palito deixe mais um pouquinho.

6º) Quando tirar o bolo, passe uma faca em volta do bolo, assim quando o bolo esfriar, ele solta mais fácil da forma.
Passa a faca! HAUhUA
7º) Agora vai um toque que acrescentei depois. Não gosto de bolo seco, então sempre molho o bolo com leite. Minha avó falava que tinha que aquecer o leite com um pouco de margarina e aí colocar no bolo, e que eu deveria furar o bolo com garfo. Bom, sinceramente, eu testei e não vi diferença alguma entre o leite quente e gelado. Então fiquei com o gelado porque dá menos trabalho :) E quanto ao garfo, eu não gosto. Uso faca mesmo. Os buracos ficam maiores, e tanto o leite quanto a cobertura penetram mais. Então, depois que seu bolo estiver um pouco mais frio, libere o psicopata de dentro de você e esfaqueie seu bolo. regue com leite depois e seja feliz :)
Aproveite para desestressar ^^
8º) Agora é só colocar a cobertura. Eu normalmente uso cobertura de brigadeiro porque sou uma verdadeira formiga ^^ Não costumo desenformar bolo, a não ser em aniversários ou quando tem visita. Como era só pra gente, deixei aí mesmo e coloquei a cobertura. Deixei um pouco na geladeira e quando estava gelado (porque bolo quente dá dor de barriga!) eu servi. Só esqueci de tirar foto antes de servir... que coisa O_o
Vai um pedaço aí?

Me apertou tanto que esqueci de tirar a foto :P Ô vontade comer bolo


Prova de que  o bolo foi aprovado ^^
      Agora só mais uns detalhes básicos:
1) A cobertura que usei é a mesma da massa de brigadeiro. Só deixei mais mole e não em ponto de enrolar.
Massa de brigadeiro:
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
2 colheres de chocolate em pó

2) Caso você tenha algum alérgico a leite na família, como eu, você pode adaptar a receita. E no lugar de leite usar coca-cola. Só tome o cuidado para usar o chocolate em pó da nestlé (aquele que tem os padres  na frente) e margarina becel original (a da tampa azul) que não tem traço de leite. Pra cobertura, você tem duas opções. Trocar o leite condensado comum pelo de soja, o que eu não aconselho, porque leite condensado de soja tem um gosto horrível e não é em todo super mercado que vende. Ou você pode derreter granulado da Pan (o único que não vai leite) em banho-maria e usar como cobertura.

3) Na receita original desse bolo é usado um recheio (daí o nome do bolo) de beijinho. Mas como aqui em casa nem as crianças nem o marido curtem...acabo fazendo sem o recheio, mas aproveito a massa dessa receita que é mais gostosa e fofinha do que a outra que tenho aqui que é mais dura (não gosto de bolo duro...bolo tem que desmanchar na boca...hihi).
Mas para quem preferir...aqui vai
Recheio (massa de beijinho)
1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de margarina
50 gramas de coco ralado fresco ou de saquinho
     
      Deixe a massa mais mole e não em ponto de enrolar. Aí você pode cortar a massa do bolo ao meio com uma linha ou acessório específico ou usar duas massas. Eu, nas poucas vezes que uso recheio, uso duas massas, porque:
a) Mais massa + recheio + cobertura = bolo menos enjoativo;
b) Cortar bolo com linha é o ó. Dá um trabalho danado e como a massa é fofa demais, acaba sempre quebrando...e reconstituir bolo é um saco;
c) Duas massas deixem o bolo muito mais agradável esteticamente falando. Fora que fica mais fácil de decorar também. O da foto do aniversário, por exemplo, usei duas massas, mas como o povo aqui não gosta de coco fiz o recheio também com a massa de brigadeiro. Super calórico, mas totalmente aprovado ;)

É isso aí. Espero que tenham gostado, porque aqui nós adoramos ^^

2 comentários:

  1. Olá!

    As fotos estão de dar água na boca. Só tenho uma coisa que eu não entendi: para mim, Bolo Prestígio era um com cobertura de chocolate e recheio de coco. Mas a sua receita não menciona nenhum recheio, muito menos de coco...

    De qualquer maneira, adorei a post e a receita. Saudades de você...

    Beijinhos :))

    ResponderExcluir
  2. Oiiiiiii

    Bem lembrado. Na receita original o recheio é feito com a massa de beijinho (a mesma do brigadeiro só que sem o chocolate e com 50g de coco ralado).
    Mas como aqui em casa ninguém gosta fora eu, nunca faço com recheio. Mesmo porque aí o ideal seriam usar duas massas porque bolo recheado achatado ninguém merece.
    Aí no fim uso essa receita pra bolo de chocolate mesmo, pq a de bolo de chocolate é mais pesada e o bolo não fica fofinho...hehe

    Vou dar uma corrigida no post só pra esclarecer isso.

    Saudades de você também. E dos nossos almoços ;)

    Beijo

    ResponderExcluir