sábado, 18 de setembro de 2010

Organização - Sua casa à prova de bebês

Nessa segunda parte da série sobre organização decidi escrever sobre um tema interessante, mas que nem todas as mães ou por excesso de confiança em si mesma ou escassez de informações não sabe ou não usa.
Tenho dois filhos pequenos, que vira e mexe aparecem de Robert em algumas fotinhas aqui do blog, com idade de 3 e 2 anos (a minha querida escadinha).
No começo de tudo, quando ainda estava grávida do primeiro realmente não tive muito contato com enxovais nem nada do tipo porque graças à Deus tenho uma família linda que me ama muito e que deu praticamente tudo que precisávamos pro bebê, desde roupas, fraldas, móveis e até a cadeirinha (hoje obrigatória) para o carro que eu não tinha na época :)
Então era o básico...não sabia nada e comprei um livrinho chamado "Bebê - manual do proprietário" ou algo muito parecido com isso, que na minha opinião poderia muito bem se chamar "Noções de como manter seu bebê vivo - for dummies"...mas sei lá...talvez não tivesse um apelo muito grande esse título... Enfim, era um livrinho minúsculo, nos moldes de um manual de carros (a parte que explica as peças do bebê é hilária), que explicava tudo que você precisava saber para manter seu bebê vivo. Amei, era o que eu precisava. E até quando tinha três meses, era nisso que me baseava, e diga-se de passagem...me dei muito bem ^^
Mas aí ele cresceu! Ninguém me contou que eles cresciam tão rápido. É vertiginoso ver o quanto eles crescem e eu envelheço...enfim...Logo, ele estava engatinhando...depois ficando em pé... e eu morando num apartamento no quarto andar com uma sacada enorme, e que com janelas enormes nos cômodos que eu mesma tinha medo de limpar.
Aí fiz uma lista das coisas que me irritavam e comecei a pesquisar e arrumei.


Esse é o modelo que uso com trava
1) Não gostava dele entrando atrás de mim na cozinha. Ele poderia encostar no fogão quente, abrir a geladeira e se trancar dentro (eu sei...tenho problemas), ou querer se esconder na máquina de lavar e morrer afogado (eu sei...terapia...mas terapia de pobre é blog gente).


Solução: Grade de segurança na porta de acesso à cozinha. Assim não chegaria nem perto do fogão, nem da geladeira, muito menos teria acesso
à àrea de serviço que era junto à cozinha.




Essas são simples
2) Tomadas! Ele era curioso demais. Tentei explicar, mas crianças muito pequenas têm a concentração de uma coxinha... Então colei fita crepe... ele arrancou... tentei algo mais duro e que colasse mais e meu marido sugeriu fita isolante. Bom, isso foi meio que um "Ei, arranca eu daqui. Sou preto e estou numa tomada branca numa parede branca!. Também não resolveu.


Solução: compramos protetores de tomadas. Todas as tomadas da nossa casa eram tapadas com isso. E presenteei os avós com kits disso também ^^


Essas eu uso no atual apartamento que moramos. Sem a chave, nem um adulto tira.

Mesmo com a rede você consegue limpar bem as janelas
3) Mas o pior de tudo era o meu pavor de altura! Na época eu já estava grávida do segundo e bom...eu meio que surtei nessa época e tinha pesadelos horríveis com pessoas que vinham e jogavam meus filhos da janela. Não deixava ninguém chegar com meu Dudu (que tinha uns quatro meses e é o mais velho) perto de qualquer janela da casa... Tinha pavor daquilo. Nem pra limpar eu ia na sacada. Pergunta: Porque alugou um apartamento com sacada, então, po? Resposta: Mas era tãããão bonito... iluminado, fresco e cheio de quinas... era a minha cara! Hehe...

Solução: Eu e mamãe (é sempre ela que me acompanha nos meus devaneios...hihi) decidimos colocar rede de proteção em tudo! E saiu super baratinho. Instalaram numa meia hora e as medidas a firma já tinha pois atendia muitos apartamentos lá do condomìnio. Viu... R$160 (na época) que valeram a segurança futura dos meus bebês e a minha paz de espírito. Um preço mais do que justo na minha opinião.
Mas isso porque era um apê alugado. Se você tiver um próprio opte por barras de ferro. São mais caras, mais seguras e à prova de crianças travessas.
Viu só? Ainda bem que tem rede. Se não tivesse, já tinha morrido. Que pestinha...

Vale lembrar que não é porque colocou rede que você vai deixar seu filho solto ou sozinho em casa. Olha só o que esse aí de cima aprontou. Essas redes geralmente aguentam 100 quilos, mas isso varia do material onde elas são instaladas. Ou seja...parede porcaria... ela aguenta menos. E tem prazo de validade. São válidas só por cinco anos, depois precisam ser trocadas, tanto os ganchos quanto a própria rede pois ela apodrece. E isso deve ser levado à sério. Teve um caso aqui em Santos de uma criança que caiu do terceiro andar de um prédio porque a avó a pendurou na janela para dar tchau pra mãe qua ia pro trabalho. A rede cedeu e a criança caiu, a mãe viu tudo, a vó não conseguiu segurar. A criança morreu, a mãe ficou traumatizada (quem não ficaria?) e a avó vai carregar isso na consciência até o fim da vida. Acidente estúpido. Perda de uma vida inocente. Ainda tenho calafrios de lembrar dessa história. Criança não é brinquedo que quebra e você manda pra assistência e te mandam uma nova. Não tem segunda chance. Então cuidem direitinho dos seus.

4) Aí só restava o perigo dentro da própria casa. Meus móveis quase todos das Casas Ceará nunca foram lá grande coisa, mas eles tem um lado bom...eu acho. Não tem um santo ângulo reto! HAUhUAH Acho que não era pra ser assim, mas enfim...funciona...nunca se machucaram batendo em cantos de mesas, nem nada do gênero.
Mas e dentro dos armários? Poderiam pegar coisas perigosas e se machucar, ou puxar algo e quebrar...minha imaginação corria solta nessas horas (não é à toa que aqui é o Fantástico Mundo de Bob Thalita ).

Solução: travas nas portas dos armários. Todos armários. Os deles eram os menos perigosos...Mas e o meu e minhas milhares quinquilharias (nessa época já estava fazendo os preparativos da festa dele de um ano - tipo...uns seis meses antes...hehe) então tinha tesouras, papéis, tintas tóxicas e um mundão de porcarias que levariam uma criança pro hospital. E na época não tínhamos o pequeno rack que mencionei no post anterior, e sim um enorme (que um dia tinha sido uma enorme estante que eu desmontei) rack com a coleção de dvds e minha coleção de livros e mangás...

As travas funcionaram muito bem...até uns seis meses atrás quando o mais velho aprendeu a abri-las. As quinquilharias do meu armário foram remanejadas para o maleiro onde nem eu com meus vastos 1.58m alcanço, porém algo não saiu ileso... minha coleção de mangás foi mutilada... uma série perfeitinha de colecionador teve uma página arrancada porque meu filho achou que a página estava invertida (oi? é um mangá...você lê ao contrário...O_o).

De resto é o básico: porta de banheiro sempre fechada por causa do vaso sanitário (a criança se for pequena pode cair e não conseguir sair...e morrer afogado na privada ninguém merece!), portas sempre presas pra não bater com o vento. Aqui vale aquelas almofadinhas mal feitas de juta que você encontra em lojinhas de R$1,99. Porta de entrada trancada e sem a chave ( outro dia esqueci e o mais novo já estava lá na porta do hall com uma sacolinha dizendo que ia embora... detalhe...na sacola...só brinquedo... os sapatos trocados e de cuequiha e camiseta @_@), canetas, tesouras, alfinetes e agulhas...guardadas bem longe do alcance deles e de pessoas malucas que possam espetar seus filhos. Protetores com grade em camas para crianças muito pequenas não rolarem ou pelo menos uma cama auxiliar embaixo macia para aparar a queda... meu mais velho quando ganhou a cama grande dormia na de cima, acordava na debaixo com o irmão...hehe

É isso aí... se alguém lembrar de mais alguma coisa, manda um e-mail, sinal de fumaça, torpedo...

Fui! (meu...tô com um humor estranho hoje...tpm se aproxima???)

5 comentários:

  1. Fui lendo e imaginando o Dudu e o Lele aprontando em casa... hahaha
    Beijoooooooo

    ResponderExcluir
  2. Uma verdadeira operação de guerra, rsrsrs
    Mas tá certo td pela segurança dos seus anjinhos :)

    Beijinhos :))

    Obs: agora não tem erro, já postei de verdade...

    ResponderExcluir
  3. Aproveito para divulgar que começou as inscrições para o sorteio lá no GORDIVINAS.
    Te espero lá!
    Bjos

    www.souzaflaviana.blospot.com

    ResponderExcluir
  4. Thaaaaaaaa!
    Amei o post!
    Já usamos muitos desses acessórios aqui em casa qdo meu irmão era BB..
    Me fez relembrar dos velhos tempos!
    Além de mto útil!
    Bjo gatona

    ResponderExcluir
  5. O post é de máxima importância, hoje em dia tem tantos casos de acontecimentos de crianças caindo ou se ajogando dos prédios, esse acessórios são mais que essênciais. Beijos

    ResponderExcluir