terça-feira, 14 de setembro de 2010

Organizando DVDs

Ok, aqui eu vou começar uma série sobre organização. Eu tenho mania de organização com algumas coisas das quais gosto muito como livros, dvds e etc. E tem coisa mais chata do que você estar super afim de ver aquele filminho e não achá-lo na bagunça do seu armário / rack / estante?
Infelizmente, como o marido não compartilha pela minha obsessão por organização, a coisa toda acaba tendo que ser refeita várias vezes do contrário em apenas uma semana a casa vira um verdadeiro pardieiro.
Enfim, aqui vou colocar algumas dicas que uso pra organizar os dvs.

Para começar, uma boa dica é organizá-los no ambiente onde são usados.
Os dvds infantis como são quase sempre vistos no quarto das crianças são organizados num porta dvd instalado estrategicamente na horizontal longe das mãozinhas nervosas dos meus fofinhos.

Esse é o modelo instalado. Comporta até 34 dvds e têm vários padrões de madeira
Já nele eu usei a mesma lógica que uso na organização dos da sala: dividí-los por catergoria.
No começo tentei colocá-los em ordem alfabética, mas achei assim mais fácil de achá-los.
Então as categorias são divididas em: desenhos que passam na tv que têm vários episódios, seriados de live action (eles adoram Jaspion! ^^) e desenhos em longa metragem.
Dentre as categorias há as subdivisões como volume, isso principalmente em desenhos de série ou língua, já que alguns estão em japonês com legenda.

Já nos da sala a coisa foi mais complicada. já que não possuo um grande espaço pra armazenamento devido ao espaço minúsculo das gavetas do rack.
Lá, infelizmente não dá pra deixá-los todos a vista, e por isso tenho que encaixá-los em fileiras. Porém, a organização deles também é por categoria. E aqui a lista fica mais longa ainda, já que temos muitos mais títulos que as crianças.
As categorias que uso são: Box, Comédia, Musicais, Drama / Baseados em fatos reais, Ação / Luta, Guerra, Fantasia, Baseados em livros, Shows.

Com isso, mesmo que as fileiras fiquem uma na frente da outra, e impossibilitem a visualização de todos os títulos, é possível achá-los com uma certa agilidade.

Agora você sempre pode optar por também colocar um porta dvd na sala ou usar um puff tipo baú também. Eu particularmente amei o puff baú que achei, porém odiei seu preço...hehehe. E realmente não curto porta dvd em sala por causa da poluição visual e pelo fato que é mais prático de limpar os dvds que já ficam guardadinhos numa gaveta do que tirar pó um por um :)

2 comentários:

  1. Thalita,

    Quem me dera que eu tivesse o *dom* de tanta organização!hihihi Gostei da dica! Bjo *.*

    ResponderExcluir
  2. Thalita, primeiramente PARABÉNS PELO BLOG LINDO!
    Me perdoe a demora em responder seus recados lindos e obrigada por recomendar meu blog nos seus favoritos.
    Já estou te seguindo e vou linkar.
    Volte sempre tá?
    Um beijooooo

    ResponderExcluir