domingo, 31 de outubro de 2010

Organização e limpeza andam de mãos dadas - parte 1



Hello, people.

Hoje eu começo uma nova série de posts sobre limpeza e organização.

Minha casa sempre foi arrumadinha. Nunca deixei nada ficar extremamente sujo nem nada do gênero, mas alguns hábitos foram mudando quando as crianças chegaram.
Antes, quando éramos só eu e meu marido, a casa ficava mais tempo limpa, então só duas limpezas na semana davam conta tranquilamente (mesmo porque era difícil ficarmos em casa). E todo o tempo livre restante era usado pra descansar, relaxar e assim por diante.
Porém, o tempo livre acabou com a chegada das crianças. Quando o primeiro nasceu, perdi a total noção da rotina, porque tudo girava em torno do bebê. Quando me acostumei, veio o segundo, e uma nova rotina. E depois do segundo, veio um bichinho de estimação que mudou tudo novamente (que não ficou muito tempo).
Depois de frequentar algumas vezes a casa de uma vizinha (a única com quem tinha contato dentre 161 condôminos) que era costureira, decidi tomar vergonha na cara e me esforçar um pouco mais.
Pois é, apesar da minha casa estar sempre limpa, ela nunca parecia realmente limpa...porque normalmente haviam brinquedos jogados, coisas fora do lugar, e o cheirinho de limpeza não durava muito também... ficava só no dia que eu fazia a faxina e olhe lá...
E certamente eu devia estar fazendo alguma coisa errada, porque por mais que nessa época eu já fizesse limpezas diárias por causa das crianças (é...com criança você tem que limpar a casa todo dia...chão sujo e bebês que engatinham não combinam), a casa nunca ficou com cara de casa de revista, sabe? E poxa, a casa da D. Lídia (essa minha vizinha) sempre estava exemplar! E ela passava o dia todo envolta à linhas de costura e restos de tecido e ainda tinha um neto (bem mais bagunceiro que os meus filhos) e um cachorro que ficava passeando pelo apartamento o dia todo!

Por isso, decidi pesquisar a respeito e achei um livro super bacana: "Casa Limpa e Arrumada - de Donna Smallin".
É uma verdadeira bíblia. Tem de tudo, desde a explicações e definições à tipos de produtos de limpeza e os diferente tipos de acessórios e eletrodomésticos que existem no mercado e que são mais indicados.
Foi uma ajuda e tanto. Pois aí percebi onde estava pecando :)

E é com base nele que fiz esses posts.

Pra começar vamos entender exatamente algumas definições.

Limpeza: é o processo da remoção da sujeira. Aquele basiquinho do água e sabão/ água.Você vê logo de cara a diferença. Mas isso não necessariamente quer dizer que o local está livre de germes. Você só baixou a quantidade de germes a um nível aceitável e inofensivo.

Desinfecção: aliado à limpeza, esse processo sim mata os germes. Por isso que é sempre bom desinfectar sua cozinha, seu banheiro (pô, essa todo mundo já sabe!) e o quarto das crianças.
Não adianta passar um pano com desinfetante doméstico pela casa sem antes passar uma vassoura e um pano úmido pra limpar o chão. O desinfetante não faz milagre.

Sanitização: às vezes confundido com desinfecção, esse processo é semelhante. Aliado também à limpeza, ele baixa um pouco mais a quantidade de germes e os poucos que restam morrem rapidamente. Exemplos de agentes sanitários naturais: vinagre de vinho branco, lenços higiênicos.

Desodorização: confundido com renovação do ar que simplesmente mascara os odores domésticos. A desodorização mata as bactérias causadoras desses odores, o que faz com que o odor suma. Você pode usar bicarbonato de sódio ou vinagre já que eles absorvem odores.

Organização: é processo de encontrar um lugar adequado para as coisas que você tem e se desfazer de tudo que ocupa espaço, acumula poeira e não tem mais utilidade para você. Quanto menos bagunça, mais rápida e fácil é a tarefa de limpar e manter limpa sua casa. Fora o fato de que a arrumação regular dos objetos que ficam fora de lugar é importante, pois economiza tempo e energia na hora da limpeza e melhora a aparência do seu lar.

Resumindo:
1) Organize as coisas no seu lugar devido. Mas poxa eu acabei de mudar e não sei onde colocar cada coisa... Vá por partes. Cada objeto fica em seu respectivo ambiente. Não é porque você acabou de se mudar que sua fruteira vai ficar na sala, ne? Depois, tente guardar tudo dentro dos móveis como ficava na sua casa anterior. Por exemplo: na cozinha. Na sua casa anterior, seus copos e pratos ficam num determinado armário...então devolva-os pra lá. Quando você tira o grosso dos objetos do caminho, fica mais fácil definir o restante. Já os que você não tem certeza, use a lógica. Ex.: Talheres? O ideal é que fiquem à mão, de preferência na primeira gaveta do gabinete da pia. Não tem gabinete? Compre um desses gaveteiros de plástico que vendem em grandes supermercados. Podem não ser lindos, mas com certeza dá um aspecto melhor que um monte de talher dentro de um copo em cima de uma mesa tomando pó.

2) Limpe. Lave tudo. Não tem ralo onde você quer lavar? Lave pequenas áreas e use um balde e um pano pra tirar a água do chão.

3) Sanitize móveis e superfícies de muito contato como fechaduras e os móveis das crianças.

4) Desinfecte sua casa. Cozinha e banheiro são indispensáveis. Densinfetante no chão da casa inteira é uma boa pedida. Não use aquelas bactericidas que usam em hospitais. Não são indicados para uso doméstico, pelo mesmo motivo que antibióticos não devem ser ingeridos toda hora, eles quando não matam de vez as bactérias e germes os deixam mais resistentes! Então use um desinfetante doméstico, ou faça um se preferir algo mais natural.

Seguindo isso dá sim pra manter sua casa arrumadinha e limpíssima.
Sei que às vezes não temos saco vontade de fazer nada. Problemas de saúde, financeiros e atribulações da vida às vezes tiram nossas forças... Mas poxa... também há os dia nos quais a gente acorda e olha em volta e a mão já começa a coçar pra colocar tudo no lugar e deixar tudo brilhando. Então chuchus, aproveitem esses dias e vão à forra! ^^
Nos próximos posts vou colocar as sugestões para a rotina de limpeza. Parece coisa de maluco, mas dá certo.

3 comentários:

  1. Eu sou super chata com limpeza e organização, mas as vezes a falta de tempo não me deixa fazer tudo que quero. Adorei as dicas.

    Rolando pesquisa de opinião na DORCAS. Se puder participar e divulgar no blog eu vou adorar.

    www.dorcasplussize.com.br

    Bjosss

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  2. Oi Thatá

    Adorei o post... antes ficava mais chateada com a zona, mas agora com o Miguel e o Henrique desfazendo o que eu faço imediatamente as vezes penso em me render....

    Adorei as dicas!! Vou tentar segui-las e me inspirar na D. Lidia tb... hehehe

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