segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Organização e limpeza andam de mãos dadas - Parte 2



Hello again, people.

Finalmente consegui reescrever o post que tinha programado e que sumiu >_<
Não chegou nem aos pés do que tinha escrito antes mas... fazer o quê, né não?

Enfim vamos lá.

Na parte 1 expliquei sobre as corretas denominações e talz...
Agora, apresento-lhes os métodos!

Sim sim... não basta só saber o que precisa fazer, mas sim como fazer.

Se sua casa está de pernas pro ar e você não tem muito tempo livre pra arrumar tudo com calma (quem tem filhos sabe o que estou dizendo) então você realmente precisa de um plano de ataque afim de usar a melhor estratégia e conseguir o resultado mais rápido e com maior eficácia.

Existem vários métodos de limpeza e organização e vou apresentar alguns aqui.

Bom, primeiro, se sua casa está o caos então faça um faxinão completo assim ficará mais fácil manter tudo depois. Faça por cômodos, sempre começando pelo alto. Assim você não tem que refazer alguma. Ex.: Limpou primeiro o chão, mas quando foi limpar o ventilador de teto caiu um mundaréu de poeira no chão e você teve que limpar o chão novamente. De cima para baixo não tem esse problema.
É uma boa idéia começar pelos cômodos de maior circulação, como a sala, banheiro e halls de circulação interna. Fica mais fácil entreter as crianças colocando aquele desenho que elas adoram no dvd, ou ligando a tv no canal de desenho animado preferido delas. Com elas ali você não se preocupa e pode se concentrar nos quartos, cozinha, área, etc. Se preferir, contrate uma profissional pra fazer o serviço sujo  a super limpeza e tire o dia pra descansar ou faça um "Dia de Princesa", sei lá.
Depois que você conseguir desanuviar sua casa, você só vai precisar manter tudo. "Mas poxa, eu acabei de fazer tudo, estou cansada", você deve estar pensando. E é exatamente por isso que você deve fazer um esforcinho (depois de uma semana você nem vai sentir) porque se você descansar nem que seja dois dias, a casa vai voltar a ficar uma zona e você vai acabar gastando outro dia inteiro pra limpar tudo (ou gastar mais dimdim pra pagar alguém pra fazer por você) e vai ficar exausta de novo (ou sem dinheiro...ou os dois). Mas como proceder (ói que chique!) então?

Método A: Tudo de uma vez
Esse vale pra quem tem tempo sobrando ou que mesmo sem muito tempo gosta de tudo nos "seus mínimos detalhes".
Vamos lá...por cômodo
Banheiro
  • Limpe o vaso sanitário
  • Desinfete a cuba e o gabinete da pia
  • Limpe a banheira e o box (portas também, ok? Se for cortina, deixe de molho com água sanitária ou algo assim)
  • Limpe os espelhos
  • Varra e lave o piso
  • Troque todas as toalhas
Cozinha
  • Desinfete a pia e o ralo
  • Limpe o forno e o refrigerador (alternadamente a cada semana)
  • Desinfete a mesa e outras superfícies
  • Limpe o forno de microondas
  • Varra e lave tudo
Quartos
  • Troque os lençóis
  • Guarde a roupa lavada e passada
  • Lave a roupa suja
  • Limpe o assoalho
Cômodo a cômodo
  • Limpe o assoalho de toda a casa (afaste periodicamente os móveis grandes e limpe os vãos atrás deles)
  • Remova as eventuais teias de aranha (odeio teia de aranha >_<)
  • Tire o pó e passe lustra-móveis
  • Organize ou descarte os papéis esparsos
  • Guarde tudo o que estiver fora do lugar
Método B: 30 minutos por dia
Como o nome já diz, esse método requer somente 30 minutos do seu dia para a limpeza de um só cômodo ou para fazer alguma coisa em toda casa.
Ex.: Dia 1 - Cozinha
       Dia 2 - Banheiro
       Dia 3 - Sala de estar e jantar
       Dia 4 - Quartos
       Dia 5 - Escritório, corredores e hall de entrada
       Dia 6 - Área de serviço e lavanderia
       Dia 7 - Descanço

Ou você pode optar por cada dia fazer um tipo de tarefa. Ex.: Dia 1 - Limpar todos os espelhos, superfícies de vidro e janelas, e assim por diante.

Método C: Uma tarefa por dia
Precisa explicar? :D Escolha uma tarefa por dia e termine. Não tem rotina específica. Faça o que tiver vontade no dia. O dia está frio? Passe roupa. Está calor? Lave o banheiro. Pra ter sucesso, anote o que já fez. Procure fazer todas as tarefas pelo menos uma vez na semana (nos casos dos banheiros) e até numa quinzena (no caso das janelas).

Eu experimentei todos os métodos, e sinceramente...não gostei muito de nenhum deles ¬¬

Não tinha tempo pro método A. O método B achei muito superficial e não deu conta da baguncinha aqui de casa e eu realmente não tinha muito disciplina pro método C. Então eu fiz um método pra mim ;)

Basicamente ele era o que achei de melhor nos métodos, só que totalmente personalizado :D

Consistia em aproveitar cada minuto do meu tempo livre antes de ir trabalhar, de modo que eu tivesse a noite inteira pra minha família.

Método D - Da minha cacholinha :D
Pra montar um de acordo com a sua necessidade, primeiramente anote quanto tempo em média você leva pra realizar determinada atividade e quantas vezes seriam necessárias realizá-la por semana de modo que o trabalho fique em dia.
Ex.: Separar e colocar roupa pra lavar: 30 minutos (eu levo uma eternidade até separar roupa por cor, tecido, as das crianças das nossas...enfim); lavar e desinfetar o banheiro: 30 minutos, etc.
Daí é só dividir o seu tempo livre e colocar horários pré-estabelecidos pra realizar as tarefas por dia. Não precisa fazer tudo de uma vez, faça umas três ou quatro por dia, mas escolha-as baseadas na lógica.
Ex.:
Segunda-feira
09:00 - Colocar a roupa pra lavar
09:30 - Tirar o pó da casa
10:00 - Lavar e desinfetar o banheiro
10:30 - Estender a roupa

Terça-feira
09:00 - Passar aspirador
09:30 - Desinfetar a cozinha
10:00 - Passar roupa

Reparem que na segunda-feira, você primeiro colocou a roupa pra bater, e enquanto ela bate você faz outras coisas e aproveita o tempo. Já passar a roupa você só faz no dia seguinte, dando tempo para a roupa secar naturalmente, economizando a máquina de secar. É bom nunca ligar dois eletrodomésticos que puxem muita energia na mesma hora. Use um, depois o outro. Gasta menos energia. Nada de passar roupa com alguém tomando banho ou com a máquina de lavar batendo. Uma coisa de cada vez. Parece bobeira, mas faço isso e consegui baixar R$15,00 da minha conta de luz. Passe toda a roupa de uma vez, não fique ligando e desligando o ferro toda hora, puxa mais energia. Então esqueça aquele hábito horrível de ligar o ferro pra passar uma roupa na hora de sair, ok?

Não esqueça de colocar também as tarefas que devem ser realizadas diariamente como lavar louça, colocar cada coisa em seu lugar (sempre tem alguém que larga um sapato no meio da sala ou joga uma roupa usada/suja em qualquer lugar), etc. Por mais bobas e automáticas que sejam, elas levam algum tempo, mesmo que mínimo, e devem ser levadas em conta para que não fure seu esquema. Siga à risca, não abra exceções. Exceções logo viram regra e sua casa vai virar uma zona de novo.

Na época, quando fazia isso (agora infelizmente tenho que fazer tudo à tarde porque trabalho de manhã ¬¬) a casa ficava impecável, mesmo com dois bebês em casa. No começo foi um tanto quanto penoso, já que de alguns aninhos pra cá o único esporte que pratico é levantamento de garfo, mas depois era uma delícia...nada melhor do que chegar na sua casa e sentir aquele cheirinho de limpeza gostoso e ver tudo no seu lugar. Fora as calorias que você gasta se movendo, lógico. Não digo que emagreci, mas pelo menos não engordei mais :)
Agora, infelizmente, o pique já diminuiu um pouco, já que só consigo fazer as coisas no período da tarde, quando volto do emprego e já estou cansada de fazer nada (isso cansa, sabia? E dá uma leseeeeeeeeera que só). O bom é que hoje em dia as crianças gostam de ajudar e o marido também ^^

Falei que era meio coisa de maluco, mas dá certo... hehe

Beijinhos

3 comentários:

  1. O fantastico manual de Thalita para organização doméstica :)

    Gostei :)

    Beijinhos :))

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  2. Ainnnnn, vem pra cá ajudar eu!!kkkkkkkk

    Te seguindo, bjs!!

    http://mariabagatella.blogspot.com/

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  3. Cansei só de ler amiga...
    Ainda bem que tenho uma faxineira de 15 em 15 dias e só mantenho.
    Bjossss

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